quinta-feira, 13 de maio de 2010

Saber ouvir ...

Hoje, quem tem filhos adolescentes, sabe como é difíil não se ver em conflitos ora ou outra. Somos questionados e testados o tempo todo.
Antigamente nossos pais tomavam decisões por nós e " pronto e acabou ".
É claro que sempre com as melhores das intenções, pensando no bem estar e tudo mais, mas nem sempre o melhor pra eles era o melhor pra nós !
Tínhamos vontades, desejos, anseios e expectativas e muitas vezes tudo isso se transformava numa grande frustração. Alguns filhos se rebelavam e outros aceitavam. Me enquadro na segunda opção...rsrs
Mas o que ficou gravado em mim foi: "....quando tiver meus filhos, tudo será diferente !!...."
E não é que me peguei fazendo o mesmo que meus pais faziam ??
Dias atrás fiz uma opção e decidi por minha filha. Olhei o lado prático da situação e " pronto e acabou ".
Demorei pra perceber, que ela uma jovenzinha de 11 anos, também tem as mesmas vontades, desejos, anseios e expectativas que eu tive há alguns anos atrás.
A tristeza e o desânimo estavam tomando conta da rotina dela.
Sentamos e juntas decidimos por uma solução. Expressamos nossos sentimentos e coloquei pra ela a maneira como eu estava interpretando toda aquela situação. E o que considero mais importante: ouvi também !
Essa é a diferença da educação que tive com a que procuro proporcionar aos meus filhos.
Quero reconhecer e respeitar a opinião de cada um. Se for preciso vamos negociar. O diálogo se faz presente e necessário. Sempre !
Pronto e acabou !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário